ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS
Com o agravamento das questões sociais, que é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade, as famílias atendidas pela Fundação Terra sentem de perto o efeito desse contexto desolador. Por isso, os projetos, serviços e ações desenvolvidas ao Setor Social da Fundação Terra, é preponderante para minimizar os efeitos da fome e da miséria, uma vez que o país voltou a fazer parte do mapa da fome no ranking mundial. Diante disso, é necessária a construção de ações estratégicas para empoderar e promover a autonomia das famílias atendidas pelo programa, intervenções que imprimiram um conjunto de ações integradas e articuladas entre o poder público, ONGs e iniciativas privadas, com o intuito de somar esforços na promoção dos direitos humanos de pessoas de todas as faixas etárias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Facilitar a transformação social, por meio do exercício da cidadania e melhoria das condições de vida da população atendida é uma busca contínua da Fundação Terra. Sob as linhas estratégicas do empoderamento social, do fortalecimento dos vínculos familiares e do desenvolvimento local, direcionamos os projetos e serviços que fomentaram a promoção social e autonomia do nosso público alvo. Até 2022, eis as ações e números realizados pela Fundação Terra.

ASSISTÊNCIA

Eixo de atuação: Social

Lar dos Idosos Domus Christi

Resgatar a qualidade de vida e proporcionar um ambiente saudável para 25 idosos são os principais objetivos do Domus Christi (Instituição de Longa Permanência para Idosos). No abrigo Domus Christi, em Arcoverde, a atenção especial é destinada à pessoa idosa através de acompanhamento 24 horas, atendimento médico, higienização, fisioterapia, medicação, convívio social e participação em atividades recreativas.
  • 25 idosos no Domus Christi
Casas da Terra

As Casas da Terra atendem 27 crianças e adolescentes, prevenindo situações de vulnerabilidade e risco social, por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Durante o ano de 2022 , tivemos a aprovação do Projeto Terra Acolhedora - Por um direito à alimentação Saudável, que proporcionou às crianças e adolescentes atividades pedagógicas na perspectiva da educação ambiental, da segurança alimentar e nutricional.
Articulação Comunitária:

O Setor Social pautou diversos temas em rodas de conversas com os grupos comunitários, entre eles: a organização do movimento, o fortalecimento dos Quintais Produtivos e as problemáticas apontadas pelos moradores. Tais ações de empoderamento fazem parte das estratégias realizadas pelo Setor Social para privilegiar a formação cidadã, a autonomia comunitária e o fortalecimento da agricultura familiar. Atualmente, o setor tem mais de 3.500 famílias cadastradas, que residem na área urbana e rural da cidade de Arcoverde.
  • Mais de 3.500 famílias são estimuladas ao desenvolvimento comunitário.
Renatus

O Centro Renatus de Convivência Esporte, Cultura e Lazer, mantido pela Fundação Terra Maracanaú, atende mais de 290 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em atividades esportivas, artísticas e culturais, visando contribuir para desenvolvimento sociocultural e esportivo da comunidade do Bairro Alto Alegre II.
Casa da Fraternidade

Em Recife, a Fundação Terra mantém a Casa da Fraternidade, república que acolhe 9 jovens do sexo masculino, oriundos do Sertão de Pernambuco, que conseguiram ingressar em faculdades e universidades da capital. O projeto tem o objetivo de garantir moradia, alimentação e infraestrutura adequada a esses estudantes que não dispõem de recursos suficientes durante o período que estiverem vinculados à sua formação acadêmica.

• 299 pessoas em atividades esportivas e culturais em Maracanaú
  • 9 jovens na Casa da Fraternidade
C Amor

O Centro de Apoio aos Moradores de Rua (CAmor) está localizado no Recife, Arcoverde e Campina Grande. Diariamente atendemos pessoas em situação de vulnerabilidade social , fornecendo alimentação, roupas, objetos de higiene pessoal e amparo espiritual.

No ano de 2022, 54.269 atendimentos foram realizados graças a todos que apoiam a nossa causa e tornam isso possível.

Benefícios Eventuais

Ao longo de 2022, contemplamos cerca de 2.500 pessoas com doações de alimentos, cestas básicas e roupas. Cerca de 3.00 famílias de Arcoverde, nás áreas urbana e rural, foram beneficiadas pela Campanha de Pães e Peixes. Já a Ceia de Natal contou com a apresentação do espetáculo teatral Auto do Filho da Terra, peça que é fruto de projeto da Fundação Terra. O público alcançado foi de aproximadamente 4.500 pessoas.

• Mais de 50.000 atendimentos no CAmor
Cursos profissionalizantes

Foram realizados cursos de qualificação, em parceria com o SENAI – em 2022 contemplamos mais de 90 pessoas com os cursos de alvenaria e panificação. Após o término dos cursos muitos participantes conseguiram empreender e garantir o sustento de suas famílias.
Marcenaria da Fundação Terra

A Marcenaria da Terra é um projeto que tem por objetivo a formação e profissionalização de jovens e adultos na profissão de marceneiro. Centenas de pessoas tiveram a oportunidade de mudar de vida por meio dessa qualificação. O corpo técnico da marcenaria é composto em sua maioria por ex -alunos e moradores da Rua do Lixo que tiveram a oportunidade de transformar suas vidas por meio dos projetos da Fundação Terra. Ademais, a Marcenaria da Terra tem por segundo objetivo a produção de móveis para a população carente atendida pela Fundação Terra, bem como para clientes externos cuja renda é totalmente revertida na manutenção desse mesmo projeto.

Projetos com Incentivos Públicos

PROJETOS
Incentivos públicos têm sido direcionados para fortalecer estas iniciativas notáveis, que se dedicam ao cuidado com a saúde, bem-estar social e educação das comunidades.
Não se pode ter tudo que quer, mas pode se amar tudo o que se tem.