ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS
A Saúde da Fundação Terra começou com o início das atividades da instituição, no ano de 1984. Na ocasião, o Padre Airton Freire (Fundador da Obra) conseguiu reunir profissionais voluntários de saúde, médicos e odontólogos, para atender os moradores da antiga Rua do Lixo, especialmente crianças que além da desnutrição tinham o abdômen dilatado por grande infestação de parasitas. Nos anos seguintes, mais profissionais de saúde foram se voluntariando e oferecendo assistência às pessoas que residiam no entorno do lixão, na antiga Rua do Lixo. Atualmente as campanhas de saúde oferecidas pela Fundação Terra contemplam pessoas das áreas urbana e rural de Arcoverde e de área rural de Sertânia e Buíque, acontecem pelo menos duas vezes por semestre e conta com a participação de profissionais liberais de saúde especializados, instituição de ensino, ONG e o apoio da Secretaria Municipais de Saúde de Arcoverde e Sertânia.

Além das campanhas de saúde, o Setor de Saúde da Fundação Terra inaugurou em 2012 o Mens Sana, Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual - CER IV, que foi habilitado pelo Ministério da Saúde em 2013 nas Reabilitação Física e Intelectual e, no ano de 2014 foi habilitado nas quatro modalidades de reabilitação (Física, Auditiva, Visual e Intelectual) pelo Ministério da Saúde para o atendimento de pessoas com deficiência que residem em 35 municípios que compõem a III Macrorregião de Saúde de Pernambuco.

CUIDADO

Eixo de atuação: Saúde

O CER IV - Centro especializado em reabilitação Física, Visual, Intelectual e Auditiva MENS SANA é o primeiro do estado de Pernambuco credenciado pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. Desenvolve ações de reabilitação e habilitação executadas por equipes multiprofissionais e interdisciplinares criteriosamente avaliadas “para atender as necessidades de cada indivíduo e de acordo com o impacto da deficiência sobre sua funcionalidade" (Instrutivo de Reabilitação/Ministério da Saúde 2020). No ano de 2022 o Mens Sana desenvolveu também atividades de promoção à saúde, concedeu AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual) a usuários com perda auditiva, órteses físicas, dentre elas palmilhas confeccionadas no próprio serviço e ofereceu assistência básica à saúde bucal de pessoas com deficiências e seus familiares, parceria com o curso de odontologia da UPE-Arcoverde.

• 128.000 procedimentos realizados no Mens Sana no de 2022.
Semana de Ações da Terra

A Semana de Ações da Terra é uma ação realizada duas vezes ao ano e que envolve voluntários de todo o Brasil para prestar serviços gratuitos à população mais carente atendida pela Fundação Terra. São realizados atendimentos de oftalmologia, pediatria, nutrição, odontologia, dermatologia, diagnóstico e prevenção ao câncer infantil dentre outros. No ano de 2022, a Fundação Terra realizou mais de 490 atendimentos através dessa ação.
  • 497 atendimentos no ano de 2022
Sorrisos da Terra

O Projeto Sorrisos da Terra iniciou em outubro de 2019. Eram quatro dentistas e uma médica. Hoje, graças ao desejo de servir aos mais necessitados, a saúde da Fundação Terra consegue agregar mais profissionais que acreditam e confiam no nosso Projeto. Desde então, o objetivo tem sido erradicar a Cárie das crianças das escolas da Fundação Terra. Durante o ano de 2022, foram realizados mais de 350 atendimentos através do projeto Sorrisos da Terra.

• 351 atendimentos no ano de 2022
  • Atende pacientes de 35 municípios do estado de Pernambuco
O CER IV - Centro especializado em reabilitação física, visual, intelectual e auditiva MENS SANA

O Centro de Reabilitação da Fundação Terra representa um marco significativo para o estado de Pernambuco, sendo o primeiro credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e atendendo pacientes que residem em 35 municípios que compõem a III Macrorregião de Saúde de Pernambuco. Seu compromisso é o desenvolvimento de ações de reabilitação e habilitação, conduzidas por equipes multiprofissionais e interdisciplinares altamente capacitadas. Cada intervenção é avaliada criteriosamente, garantindo que as necessidades individuais de cada paciente sejam atendidas de forma adequada, considerando o impacto da deficiência em sua funcionalidade.

Projetos com Incentivos Públicos

PROJETOS
Incentivos públicos têm sido direcionados para fortalecer estas iniciativas notáveis, que se dedicam ao cuidado com a saúde, bem-estar social e educação das comunidades.
Sê misericordioso como em teu Pai misericórdia já encontraste.