ACOMPANHE
NAS REDES SOCIAIS

Eixo de atuação: Educação

A Educação da Fundação Terra por meio da Pax Christi Schola e da Creche Pleno Viver, vivencia uma pedagogia com abordagens construtivista, sócio-interacionista, freiriana, numa perspectiva inclusiva, integrada, integral, participativa e inovadora.

A escola possibilita aos seus estudantes amplas oportunidades de aprendizagem, em processos contínuos de mediação com profissionais qualificados, em tempos e espaços que potencializam o desenvolvimento do saber fazer. O principal objetivo da Educação é ser uma escola de aprendizagem de referência, por isso tem como diferencial um atendimento integral dos estudantes, promovendo um ensino em várias dimensões do desenvolvimento, com serviços de acompanhamento dentro e para além da escola, na interação escola e família. A equipe pedagógica está em permanente atualização, sempre comprometida com a qualidade do ensino para possibilitar o protagonismo e autonomia dos estudantes.

CONHECIMENTO

A Pax Christi Schola oferece Educação Infantil, nas modalidades de creche e pré-escolar e também Ensino Fundamental na modalidade de anos iniciais, organizada em Ciclos de Aprendizagem com os Ciclos de Educação Infantil, Ciclo de alfabetização e Ciclo de desenvolvimento. Sua missão é garantir o acesso e a permanência dos seus estudantes; para tanto, é acolhedora, respeita a diversidade e promove o pleno desenvolvimento (cognitivo, social, afetivo, físico, psicológico, cultural, espiritual) de cada um. Os estudantes e suas famílias são preparados para o exercício consciente, responsável e ativo da cidadania, de forma honesta e comprometida com a reversão do ciclo de pobreza e injustiça social.

A Creche Pleno Viver tem como missão garantir aos bebês e às crianças pequenas em um ambiente propício à aprendizagem onde elas possam ser protagonistas e através das práticas educativas se desenvolverem de forma integral por meio da ludicidade, do brincar, do explorar e do sentir. Até 2023, eis os números da Fundação Terra.
Creche: Nas creches Pax Christi Schola (Arcoverde)
e Pleno Viver (Maracanaú)

Na creche, espaço com grande potencial de desenvolvimento, as crianças participam de atividades que desenvolvem suas aptidões afetivas, interativas e cognitivas. Também são promovidos desafios corporais, exploração dos ambientes, identidade, autonomia e linguagens, através de uma rotina dinâmica que envolve, além do desenvolvimento cognitivo, alimentação e higiene, tendo o brincar como principal experiência de aprendizagem.
No total, são 249 crianças atendidas diariamente em horário integral, de 4 meses a 3 anos e 11 meses, em Arcoverde e Maracanaú.

• 114 crianças nas creches da Pax Christi Schola
  • 135 crianças na Creche Pleno Viver
Infantil II e III - Pré-Escolar

No infantil II e III, que tem como eixos estruturantes as interações e brincadeiras, as atividades promovem o desenvolvimento da expressão e comunicação, através da utilização de múltiplas linguagens como meios de socialização, informação, percepção estética e compreensão do mundo. Com maior autonomia, às crianças de 4 e 5 anos são estimuladas com uma grande diversidade de atividades, ampliando as possibilidades de desenvolvimento, interação social e criatividade. Através da rotina diária, os estudantes têm momentos de aprendizagem em espaços diversos que garantem seus direitos de aprendizagem.
  • 177 crianças no infantil II e III
Ciclo de alfabetização e desenvolvimento - Ensino Fundamental anos iniciais

O Ensino Fundamental oferecido pela Pax Christi Schola, na área rural de Arcoverde, proporciona aos estudantes o desenvolvimento da alfabetização e letramento, com atividades que potencializam a leitura e a escrita, a aquisição de diferentes competências e habilidades, de modo que os estudantes se tornem mais autônomos e protagonistas de sua vida. A escola proporciona mais do que o currículo formal básico e promove atividades capazes de ampliar o conhecimento e a visão de mundo das crianças, com ações direcionadas para a cultura, o esporte e a tecnologia.
  • 108 crianças no Ensino Fundamental
Ciclo de Atividades Extras

A Pax Christi Schola promove oportunidades educativas para as crianças, adolescentes e jovens e da comunidade. É uma oferta que possibilita aos atendidos a ampliação de suas aprendizagens e habilidades voltadas para o lazer, bem estar e melhorias nas habilidades profissionais.
Atualmente são realizados projetos de música (60), esportes (194), Inglês (43), tecnologias - informática e robótica (119).

• 416 crianças e adolescentes nas Atividades Complementares

Projetos com Incentivos Públicos

PROJETOS
Incentivos públicos têm sido direcionados para fortalecer estas iniciativas notáveis, que se dedicam ao cuidado com a saúde, bem-estar social e educação das comunidades.

Toda grande árvore, um dia foi semente.