A Fundação Terra foi criada por Pe. Airton Freire há 39 anos, no dia 8 de setembro de 1984, em uma comunidade popularmente conhecida como “Rua do Lixo” e que se localiza nos arredores do depósito de resíduos sólidos (“Lixão”) da cidade de Arcoverde, no semiárido do Estado de Pernambuco. Nasceu nessa comunidade com o intuito de resgatar, literalmente, do lixo, homens, mulheres e crianças, identificados como o suprassumo da miséria da cidade de Arcoverde. Foi fundada para servir aos pobres, no sentido stricto (do quotidiano) e no sentido lato (sistêmico). Possui como lema: “Na Terra para Servir”; servir aos pobres, por meio da educação, saúde e ações sociais, com vistas à superação da exclusão social e promoção da dignidade, perpetuando o carisma de, indistintamente, fazer o bem. É uma entidade civil de confissão Católica Apostólica Romana, sem fins lucrativos, e filantrópica, que possui certificado de utilidade pública municipal, estadual e federal.
Antes do trabalho da Fundação da Terra, a Rua do Lixo era uma área na periferia da cidade onde cerca de 200 famílias viviam reciclando o lixo do “Lixão” da cidade, enquanto outras pessoas viviam quebrando pedras em pedaços menores para a indústria de construção. Juntos, porcos e crianças procuravam entre o lixo por comida. Como resultado dessas condições desumanas, havia na Rua do Lixo um alto índice de mortalidade infantil, alcoolismo, consumo de drogas e abortos. Ao longo dos anos, muitas coisas maravilhosas aconteceram e a Rua do Lixo se transformou. Por meio dos projetos da Fundação Terra, a comunidade começou a crescer na Rua do Lixo, e a realidade das pessoas mudou para melhor.
Em 2011 foi inaugurado o centro de reabilitação Mens Sana da Fundação Terra atendendo as reabilitações físicas e intelectual. Em 2014 ele foi credenciado nas quatro modalidades de reabilitação (física, auditiva, visual, intelectual) pelo ministério da saúde se tornando o I Centro de Reabilitação de Pernambuco atendendo as quatro modalidades. Atualmente o centro de reabilitação Mens Sana atende pacientes de 35 municípios realizando mais de 120.000 procedimentos por ano.
Em 2015 foi inaugurada no Estado do Ceará uma unidade da Fundação Terra para assistir à comunidade carente da região de Maracanaú. Dentre os projetos dessa unidade, encontra-se a creche Pleno Viver e o Centro Esportivo Renatus.
Os projetos da Fundação da Terra têm como objetivo integrar as famílias, ajudando suas necessidades básicas, ou seja, habitação e alimentação, saúde e educação (dentro das limitações financeiras da instituição). Os programas de desenvolvimento buscam capacitar às pessoas que moram na Rua do Lixo e nos municípios vizinhos, bem como em Maracanaú, contribuindo para a consecução das seguintes metas: erradicar a pobreza extrema e a fome, alcançar a educação primária universal, promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, reduzir a mortalidade infantil e melhorar a saúde materna.
Sob o tema “Na Terra Para Servir”, a Fundação Terra busca sensibilizar voluntários e parceiros para a prática do serviço aos necessitados. Pelo exemplo da dedicação total aos mais necessitados, a Fundação Terra mobiliza pessoas que juntas formam um grande mutirão para a prática do amor. Sendo um exemplo vivo de que a mudança é possível para aqueles que vivem em dura realidade, a Fundação Terra traz esperança e apoia o resgate da auto-estima e do senso de dignidade humana daqueles que são esquecidos por todos: os pobres