Faculdade de Medicina do Sertão visita Quintal Produtivo do sítio Malhada

A Faculdade de Medicina do Sertão realizou uma atividade enriquecedora no Quintal Produtivo do sítio Malhada, no dia 7 de novembro. Mais de 20 alunos participaram da ação pedagógica que tem como principal objetivo proporcionar aprendizagens aos alunos por meio da troca de saberes entre a academia e o campo, destacando a importância da agricultura familiar de base agroecológica.

O Quintal Produtivo faz parte do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), ofertado pela Fundação Terra, e se destaca como um espaço que promove a integração entre teoria e prática. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema Agroflorestal (SAF), que está em implantação para desenvolver práticas sustentáveis de cultivo.

Além da experiência no campo, ao final da atividade, os estudantes de Medicina puderam adquirir produtos orgânicos provenientes do sistema, reforçando o compromisso com a promoção de práticas agrícolas saudáveis e ambientalmente sustentáveis. A iniciativa não apenas fortalece a formação dos futuros profissionais de saúde, como contribui ao desenvolvimento e valorização do campo.

‘’Essa é mais uma ação de convivência com o semiárido e de valorização dos saberes do campo’’ diz a assistente social da Fundação Terra, Aline Ramos, que coordena o projeto junto a 13 famílias.

O projeto vem se tornando um exemplo. Uma feirinha é realizada na Malhada para comercializar os produtos, garantindo renda mensal de R$ 1.600 a 16 famílias do bairro.