Feirinha garante renda a famílias da Malhada, em Arcoverde (PE)

Uma feirinha típica criada pela comunidade com o apoio da Fundação Terra e da Prefeitura de Arcoverde no bairro da Malhada virou um epicentro de organização comunitária e prosperidade econômica. Criada em abril de 2023, ela tem possibilitado uma renda mensal de cerca de R$1.600 mensais às famílias dos 16 feirantes que semanalmente vendem alimentos, verduras e produtos típicos no bairro rural situado na divisa com os municípios de Buíque e Sertânia.

A Feirinha Típica da Malhada tornou-se ponto de encontro para pequenos produtores e agricultores familiares. Muito mais do que uma simples troca de mercadorias, é um momento no qual a comunidade seleciona com cuidado o que é produzido nos quintais e propriedades, um testemunho do compromisso com a agroecologia.

A Fundação Terra desempenha um papel vital, fornecendo assistência técnica e extensão rural fundamentadas nos princípios agroecológicos. Este suporte abrange a diversidade dos agroecossistemas, saberes locais e produções únicas, respeitando as características do território da Malhada.

Hoje, a feirinha conta com a participação ativa de cerca de 16 feirantes, cujo envolvimento resulta em uma renda mensal de R$ 1.600,00. Mais do que números, esses valores representam histórias de sustento e crescimento para as famílias envolvidas na comunidade.

A assistente social da Fundação Terra, Aline Ramos, destaca a importância da feirinha como uma ferramenta social crucial. "A feirinha típica da Malhada é uma peça fundamental na construção da autonomia e sustentabilidade no território. Através da agroecologia, conseguimos cuidar e produzir em conjunto com a natureza, valorizando todos os elementos da vida, desde o manejo com a Terra, as relações sociais e o comércio final da produção.’’

Rita de Cássia, beneficiária e uma das lideranças da feirinha típica da Malhada, destacou que se sente realizada e orgulhosa em participar dessa iniciativa. Explicou que era um sonho antigo da comunidade. "Antes não havia condições, mas graças ao apoio da Fundação Terra nós conseguimos dar início e hoje colhemos frutos dessa nova realidade que até poucos dias parecia distante."