ACOMPANHE
ENG
DEU
Eixo de atuação: Educação
As escolas da Fundação Terra promovem uma educação que enxergam as crianças, as famílias, a escola, a comunidade e a sociedade civil como corresponsáveis pelo desenvolvimento integral das crianças, em um processo contínuo e compartilhado.

Para atender ao desafio da intersetorialidade entre a educação e as ações sociais, a Fundação Terra, em 2018, definiu como estratégia a articulação entre as áreas da Educação e do Social.

Sendo assim, a área Social passou a ser a porta de entrada para as ações dos projetos institucionais, uma vez que promove o acesso das famílias aos diversos programas e projetos internos e à rede socioassistencial dos municípios de Arcoverde (PE) e Maracanaú (CE).

Atualmente, três escolas e duas creches são mantidas pela instituição, proporcionando às crianças apoio emocional, intelectual, espiritual e social, tendo como diferencial Psicomotricidade Relacional.

Na Fundação Terra, as crianças vão à escola de segunda-feira à sexta-feira, em horário integral, e recebem cinco refeições diárias. Além da escolarização formal, a comunidade tem acesso à atividades complementares, tais como música, artes cênicas, dança, esportes e artes marciais. Até 2018, eis os números da Fundação Terra.

CONHECIMENTO
AJUDE AS NOSSAS CRIANÇAS
Creche: Nas creches Pax Christi Schola (Arcoverde) e Pleno Viver (Maracanaú)

As crianças participam de atividades que desenvolvem suas aptidões afetivas, interativas e cognitivas. Também são promovidos desafios corporais, exploração dos ambientes, identidade, autonomia e linguagens. No total, são 226 crianças atendidas diariamente em horário integral, de 4 meses a 3 anos e 11 meses, em Arcoverde e Maracanaú.
  • 101 crianças nas creches da Pax Christi Schola
  • 125 crianças na Creche Pleno Viver
Pré-Escolar

O objetivo das escolas da Fundação Terra é fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, com respeito às suas características individuais, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade. As atividades promovem o desenvolvimento de expressão e comunicação, através da utilização de linguagens múltiplas como meios de socialização, informação, percepção estética e compreensão do mundo.
  • 208 crianças no Pré-Escolar
Ensino Fundamental I

O ensino oferecido pela Pax Christi Schola, na área rural de Arcoverde, proporciona às crianças o desenvolvimento da escrita e da leitura, a aquisição de diferentes competências e o preparo para o próximo ciclo, de modo que as crianças se tornem mais autônomas e protagonistas de sua vida. A escola proporciona mais do que o currículo formal básico e promove atividades capazes de ampliar o conhecimento e a visão de mundo das crianças, com ações direcionadas para a cultura, o esporte e a tecnologia.

• 129 crianças no Ensino Fundamental
Atividades Complementares

A partir de 2018, a Pax Christi Schola adotou a jornada escolar no contraturno, promovendo oportunidades educativas para as crianças e os adolescentes da escola e da comunidade. Foram realizados projetos de música (173), artes marciais(133), informática (348), xadrez(129) e danças populares (72).
  • 855 crianças e adolescentes nas Atividades Complementares
Biblioteca Notre Dame

Além de atender os estudantes da Pax Christi Schola, a Biblioteca está aberta à comunidade tanto na área urbana como na rural. Em 2018, foram realizada a disponibilização de 1.191 empréstimos de livros e DVDs, oficinas de leitura, mapas geográficos, pesquisas online, cineteca, exposições, jogos, contações de histórias, artes cênicas e programação de férias.
Projetos de Incentivo Público
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua
Toda árvores já foi semente.
Pe. Airton