Fundação Terra Realiza Culminância do Projeto Terra das Culturas em Arcoverde (PE)

A Fundação Terra realizou, entre os dias 27 e 29 de maio, a Culminância do Projeto Terra das Culturas, a I Mostra Pedagógica Cultural da Fundação Terra. As ações ocorreram na Pax Christi Schola - Área Rural e na sede da instituição em Arcoverde (PE), e foram divididas em três momentos, contando com a participação das famílias, comunidade, participantes e profissionais da instituição.

O projeto foi apoiado pelo Ministério da Cultura, a partir de emendas parlamentares. Um dos objetivos foi oferecer oficinas de aprendizagem artística, de dança, artesanato, teatro, percussão e produção cultural para cerca de 175 crianças, adolescentes e jovens de Arcoverde.

Vale destacar também que o projeto promoveu a aquisição de materiais e infraestrutura para a composição do auditório da instituição, onde boa parte das oficinas foi realizada.
O primeiro dia de apresentação do projeto ocorreu na Pax Christi Schola, na Área Rural, localizada na Malhada, levando uma apresentação artística do boi para centenas de crianças atendidas na educação. No segundo e terceiro dias, as atividades ocorreram na sede da Fundação Terra, com o espetáculo "Boi Brilhoso", apresentação de percussão, dança das comunidades, samba de coco e teatro.

Claudiney Mendes, coordenador pedagógico do projeto, ressaltou: “O Projeto Terra das Culturas foi pensado para fortalecer as linguagens artísticas já desenvolvidas na Fundação Terra, mas também tem o intuito de apresentar possibilidades de profissionalização para os jovens inseridos no projeto”.
Claudiney ainda destaca: “É emocionante presenciar os espetáculos frutos desse processo de formação desenvolvido pelo projeto, e perceber que nossos jovens estão aptos a trilhar seus caminhos com consistência em seus trabalhos artísticos.”

Abaixo, seguem alguns registros da Culminância: