Projeto Agentes da Cultura Popular promete enriquecer o cenário cultural da região

A cidade de Arcoverde (PE) foi palco no último dia 26 de Abril do Projeto Agentes da Cultura Popular, que foi promovido pela Fundação Terra e viabilizado por meio de emendas parlamentares através do Ministério da Cultura, e que visa fortalecer o cenário cultural. Este projeto inovador tem como missão oferecer uma oportunidade única para os amantes da arte e da cultura em Arcoverde e Região.

O lançamento contou com a presença de ilustres representantes da cultura local, incluindo o mestre do Coco Raízes de Arcoverde, Assis Calixto, patrimônio vivo de Pernambuco desde 2019, cuja trajetória é uma inspiração para muitos. Além disso, parceiros locais e autoridades do poder público local prestigiaram o evento, evidenciando o apoio e engajamento da comunidade.

O destaque principal do projeto é a realização do Curso de Formação e Qualificação, que beneficiará 40 arte educadores e educadores sociais. Ministrado pela consultoria especializada em educação popular biocêntrica "Portal Vida Ceará", o curso visa proporcionar um amplo conhecimento das diversas formas de trabalhar com arte e cultura, tanto em contextos institucionais quanto por meio de iniciativas autônomas.

A coordenadora do Setor Social da Fundação Terra, Christiane Casal, enfatizou a importância deste projeto destacando que ele oferece uma oportunidade única para capacitar profissionais comprometidos com o desenvolvimento cultural e social da comunidade, por meio da biodiversidade, da arte e da cultura local. "Este projeto celebra para a Fundação Terra o status de formação, de contribuir, a partir da cultura para que as pessoas possam por meio da instrumentalização transformar seus territórios".

Com uma carga horária média de 200 horas e certificação garantida para todos os participantes, o curso de Formação e Qualificação será dividido em cinco módulos ao longo do período, abordando aspectos fundamentais da arte e cultura popular.
Abaixo, confira mais imagens do evento: