Notícias - Fundação Terra

Fundação Terra nos passos do Samba de Coco

A Fundação Terra apoiou a Oficina de Coco: Saberes, Tradição e Arte, nesta quarta-feira (15) em sua sede em Arcoverde, Pernambuco. A atividade foi conduzida por Kell Calixto, um dos integrantes do grupo Samba de Coco Raízes de Arcoverde.

Participaram da ação cerca de 30 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos, que tiveram a oportunidade de conhecer a história do Samba de Coco, as histórias dos grupos locais da cidade de Arcoverde e até mesmo aprender os ritmos e passos de danças que compõem essa importante expressão cultural da cidade, que é conhecida também como a terra do Samba de Coco.

No início da oficina, Kell Calixto relatou aos participantes a origem africana do Samba de Coco e destacou um pouco da história dessa cultura que está diretamente ligada aos quilombos durante o período da escravidão, onde os escravos fugiam das senzalas ou se refugiavam nos quilombos para poder praticar o ritual da quebra do coco.

Após esse primeiro momento de conhecimentos, foi a hora de cada participante aprender os passos dessa dança e colocar em prática os ensinamentos que foram compartilhados durante a oficina.

Aline Ramos, Assistente Social da Fundação Terra, destacou: “Esse momento simboliza a importância da Fundação Terra como instituição fomentadora e difusora de arte e cultura para a preservação da identidade cultural do nosso povo”.

Abaixo, seguem as imagens da oficina:
2024-05-16 12:01