Cozinha industrial é inaugurada em evento emocionante

Com um almoço servido para cerca de 180 convidados, apresentações culturais e muita emoção, começou a funcionar nesta sexta-feira (20 de outubro) a nova cozinha industrial da Fundação Terra em Arcoverde.

A unidade foi totalmente custeada por meio de uma parceria com o Rotary Club de Arcoverde. Tem capacidade para servir 3 mil refeições diárias para as pessoas atendidas nos projetos sociais da instituição e ainda será palco dos cursos de profissionalização em culinária e confeitaria, que só em 2022 formaram 50 pessoas.

“A cozinha dá conta da nossa produção diária, de alimentos e cursos, e ainda permite fazer grandes eventos para a população, como a tradicional ceia de Natal”, explica Ana Flávia Bretas de Vasconcellos, presidente da Fundação.

Para o governador do Rotary Club (Distrito 4.500) em exercício, José de Miranda Esteves, a cozinha faz parte do espírito da entidade de investir em projetos de impacto social. “Estamos aqui hoje inaugurando a cozinha industrial da Fundação Terra com muita alegria e satisfação, desejamos os parabéns para a Fundação Terra, o município de Arcoverde e o Rotary.”

O superintendente da Fundação Terra, Wellington Santana, frisou a importância dos novos equipamentos para as atividades da Terra. E disse estar muito feliz que a Obra tenha dado mais um passo de evolução nesses 39 anos de existência. “Essa obra tem uma grande importância fundamental na história de nossa comunidade.”

Chames Balladares, coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra, frisou que são parcerias como as do Rotary que mantêm a dinâmica de ações sociais eficientes. “Gratidão ao Rotary por essa cozinha que vai ser tão importante para a Fundação Terra, nesse novo espaço, vai ser possível atender mais de 5.000 famílias na ceia de natal e beneficiar centenas de crianças e idosos”

A princípio, a cozinha servirá 1.500 refeições diárias, aproximadamente. Ao todo, o Rotary Club custeou a compra de 67 equipamentos. Há geladeiras e freezers especializados, um amplo fogão industrial, coifas, fritadeiras, além de panelas e utensílios voltados à produção industrial de alimentos. Tudo planejado e instalado em 57 metros quadrados.

Do planejamento à finalização, tudo seguiu a melhor arquitetura.

“Foi uma cozinha que planejamos milimetricamente para ter qualidade de acondicionamento de alimentos e a maior segurança no manuseio das refeições”, explicou Dalynne Dafnne, nutricionista da Fundação.

A festa

A inauguração contou com os grupos musicais da Fundação Terra, com apresentações de coco e maracatu. Foi uma festa animada e emocionante, com a presença de autoridades e da comunidade. Pela Prefeitura de Arcoverde, compareceu Maria Juliana de Aguiar, secretária de Cultura do município. O padre Allan Hideu, vigário da Paróquia São Geraldo Majella, pronunciou a bênção antes do início das atividades, que culminaram num almoço para cerca de 180 pessoas.

Veja como foi a inauguração da cozinha industrial: