Rotary doa cozinha industrial para Fundação em Arcoverde

Uma cozinha industrial totalmente planejada e montada com instrução de nutricionistas passará a funcionar nesta sexta-feira (20 de outubro) na sede da Fundação Terra em Arcoverde (PE). Com capacidade para servir 3 mil refeições diárias, o novo espaço vai atender inicialmente 450 adultos e crianças dos projetos sociais da instituição com 1.500 pratos. Também funcionará como escola de profissionalização.

O espaço é uma demanda antiga. “A cozinha dá conta da nossa produção diária, de alimentos e cursos, ainda permite fazer grandes eventos para a população, como a tradicional ceia de Natal”, diz Ana Flávia Bretas de Vasconcellos, presidente da Fundação.

"A Fundação Terra e o Rotary continuam criando e espalhando a esperança pelo mundo", diz Lucivan Alves Maurício, presidente do Rotary Club de Arcoverde.

Ao todo, o Rotary custeou a compra de 67 equipamentos. Há geladeiras e freezers especializados, um amplo fogão industrial, coifas, fritadeiras, além de panelas e utensílios voltados à produção industrial de alimentos.

Chames Balladares, coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra, explica que a cozinha nasceu da necessidade de ampliar a oferta de alimentos e melhorar as instalações para a oferta de cursos profissionalizantes. “Isso vai garantir que as pessoas se qualifiquem e possam obter empregos e renda nas comunidades mais pobres”, ela explica. “Estamos muito felizes com essa parceria com o Rotary, que apoiará centenas de pessoas em vulnerabilidade social.”

Somente em 2022, 50 pessoas se formaram nos cursos de culinária e confeitaria.

Do planejamento à finalização, tudo seguiu a melhor arquitetura.

“Foi uma cozinha que planejamos milimetricamente para ter qualidade de acondicionamento de alimentos e a maior segurança no manuseio das refeições”, diz Dalynne Dafnne, nutricionista da Fundação.

O novo espaço tem dois ambientes distribuídos em 57 metros quadrados. Um, para a preparação de alimentos que serão transportados. Outro para aqueles pratos a serem servidos no refeitório localizado ao lado da cozinha.

A cozinha será inaugurada nessa sexta-feira, a partir das 11 horas, na Rua Alfredo de Souza Padilha, s/n, com a presença do presidente do Rotary Club de Arcoverde, Lucivan Alves Mauricio, diretores da Fundação Terra e convidados da comunidade.