Notícias - Fundação Terra

V Seminário da Terra destaca educação para a sustentabilidade e promove reflexões sobre diversidade, tecnologia e inovação

A Educação da Fundação Terra realizou nos dias 24 e 25 de outubro o V Seminário da Terra, com o tema: “Educação para a Sustentabilidade: Integrando diversidade, tecnologia e inovação”. O evento aconteceu no Auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA) e reuniu educadores, gestores e convidados em dois dias de aprendizado, reflexão e partilha de experiências.

O principal objetivo do seminário foi promover a troca de saberes e práticas educativas que contribuam para a formação integral dos estudantes, além de fortalecer a missão da Fundação Terra em oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e comprometida com o desenvolvimento humano e sustentável. O encontro também buscou estimular o diálogo entre teoria e prática, valorizando iniciativas inovadoras que unem sustentabilidade e tecnologia no ambiente escolar.
Programação do V Seminário da Terra

O evento contou com palestras, apresentações culturais e momentos de partilha que abordaram temas voltados para a inovação pedagógica, a sustentabilidade e a valorização dos saberes locais. A programação foi pensada para inspirar os educadores e fortalecer o compromisso coletivo com uma educação transformadora.

24 de outubro

Antes do início das palestras e apresentações, o evento foi aberto com a participação especial do Projeto Vitrais, com Bruno Moraes, Leandro Vaz e Brennda Ferreira, que encantaram o público com um repertório repleto de sensibilidade e emoção, celebrando a arte como instrumento de integração e acolhimento.
Em seguida, os participantes assistiram à palestra de Wellington Santana, com o tema “Educar para Permanecer: sustentabilidade, território e saberes locais”.

Homem de visão e sensibilidade, Wellington tem conduzido o propósito de unir educação e sustentabilidade como caminhos de transformação e pertencimento, inspirando os educadores a fortalecerem o vínculo entre escola e comunidade.
Logo após, o evento seguiu com a participação dos educadores da Fundação Terra, que apresentaram seus projetos e compartilharam experiências que refletem o compromisso diário com uma educação transformadora e com o desenvolvimento integral dos estudantes.

Na sequência, a palestrante Jaysa Freire trouxe contribuições significativas sobre práticas educacionais inovadoras, abordando a importância de metodologias que valorizem a criatividade, o protagonismo estudantil e o respeito à diversidade.
Encerrando o primeiro dia, as palestrantes Vancleide Jordão e Lívia Leite abordaram o tema “Robótica Educacional: um caminho para a aprendizagem argumentativa”, discutindo como a tecnologia pode ser utilizada como ferramenta de engajamento e raciocínio crítico nas escolas da Fundação Terra.
25 de outubro

O segundo dia do seminário começou com um momento especial conduzido por Robertson Lins e Ruanita Ramona, que apresentaram a dinâmica “Corpo, mente e natureza: saúde mental na era da aceleração”. Foi um instante marcante de reflexão, integração e emoção, no qual os educadores puderam vivenciar práticas voltadas ao autoconhecimento.
Na sequência, os educadores da Fundação Terra retomaram as apresentações de seus trabalhos, destacando experiências e práticas inspiradoras aplicadas no dia a dia das unidades educacionais.

Durante as apresentações, o público também pôde acompanhar uma palestra ministrada pela Psicóloga Clínica Socorro Rejane, que abordou o tema “Ecopsicologia e saúde mental”, um momento bastante importante que demonstrou o quanto a natureza tem um papel fundamental para a saúde mental das pessoas.
E para encerrar o V Seminário da Terra, a Psicóloga e Musicista Nuzia Paixão conduziu a palestra “Arte, sustentabilidade e musicoterapia: expressões culturais como forma de resistência”, um momento de profunda conexão entre arte e consciência social. Sua fala convidou todos os participantes a refletirem sobre o poder transformador da cultura e da expressão artística na construção de uma sociedade mais humana e sustentável.
Abaixo, seguem outros registros do seminário: