Notícias - Fundação Terra

Fundação Terra reforça campanha de IRPJ e incentiva empresas a transformar imposto em impacto social

A Fundação Terra inicia sua nova campanha de destinação do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), reforçando um convite às empresas brasileiras: olhar para o imposto não apenas como uma obrigação fiscal, mas como uma oportunidade real de transformação social.


Com o slogan “Da responsabilidade nasce a oportunidade de transformar”, a campanha apresenta de forma clara e acessível como a destinação de uma parte do IRPJ devido por empresas pode apoiar, sem custos extras, ações fundamentais nas áreas de educação, acolhimento a idosos e desenvolvimento humano.


Ao destinar, a empresa não desembolsa nenhum valor adicional. Ela apenas direciona parte do imposto que já seria pago ao governo para projetos que oferecem dignidade, proteção, oportunidades de aprendizado e esperança a centenas de crianças, adolescentes e idosos atendidos pela Instituição.


A presidente da Fundação Terra, Ana Flávia Bretas, destaca que essa escolha tem impacto direto e mensurável na vida de centenas de pessoas. “Quando uma empresa decide destinar parte do seu IRPJ, ela não está apenas cumprindo uma obrigação fiscal. Ela está assumindo um papel ativo na construção de um futuro mais justo. Cada destinação se transforma em oportunidades concretas: mais ensino, mais cuidado, mais proteção e mais esperança. É um gesto simples, mas profundamente transformador”, afirma.


Para esclarecer o processo de forma objetiva e acessível, a coordenadora de Mobilização de Recursos da Fundação Terra, Chames Balladares, destaca que, neste momento, a instituição pode receber apoio a dois projetos com possibilidade de dedução no Imposto de Renda: um aprovado pelo Fundo da Criança e do Adolescente de Arcoverde e outro pelo Fundo da Pessoa Idosa de Arcoverde. “Trata-se de uma oportunidade totalmente amparada pela Lei de Incentivo Fiscal. A empresa não paga nada a mais, e os recursos se transformam diretamente em ações que acolhem, educam e garantem dignidade aos nossos públicos. É simples, seguro e de grande impacto social”, reforça Chames.


Como Doar


As empresas declarantes por Lucro Real possuem o direito de destinar até 2% do seu IR para projetos sociais da Fundação Terra, inscritos junto ao Fundo da Criança e Adolescente de Arcoverde (1%) e Fundo do Idoso de Arcoverde (1%). O passo a passo é bem simples:


A- Solicite ao seu contador que do IR devido da sua empresa seja destinado 2% para os projetos da Fundação Terra, sem ter que pagar nada a mais por isso (1% para o Fundo da Criança e Adolescente de Arcoverde e 1% para o Fundo do Idoso de Arcoverde).


B- o seu contador fará o cálculo estimado do IR Devido no período da apuração. Depois é só calcular 1% para cada fundo e realizar o depósito nas contas dos respectivos Fundos, dentro do período de apuração do Imposto de Renda da empresa.


C- Feito o depósito, o seu contador deve enviar o comprovante para o e-mail doacaosemdor@fundacaoterra.org.br, juntamente com uma carta informando que realizou a doação e que solicita o recibo em nome da sua empresa.


D- Após receber os recibos emitidos pelo Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso, o seu contador deve fazer o registro dessa doação na contabilidade e arquivar os recibos.


É importante lembrar, que as empresas podem fazer a destinação do IRPJ até o dia 30 de dezembro, sem custos extras.

2025-11-17 14:24