Mens Sana faz roda de reflexão sobre Consciência Negra

O Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana, promoveu uma roda de conversas dedicada ao Dia da Consciência Negra, realizada nesta terça-feira (21 de Novembro) na sede da Fundação Terra. O evento reuniu mais de 40 colaboradores para debater a inclusão e a diversidade racial.

Direcionada pelo psicólogo clínico Fernando Souza, a roda abordou temas relacionados à data, comemorada em 20 de novembro. Também contou com uma apresentação da equipe do Mens Sana, destacando pontos fundamentais que o dia da Consciência Negra traz.

Durante uma roda de conversa, os participantes tiveram a oportunidade de discutir fatores de conscientização, situações que ocorrem no dia a dia e reflexões da origem do dia da Consciência.

"Embora muitas pessoas no Brasil acham que não exista racismo, as estatísticas e os fatos mostram que as maiores violências ocorrem com pessoas negras. A violência urbana e as situações de pobreza foram provocados por 350 anos ou mais de escravidão e têm suas consequências até os dias atuais", explicou Fernando. "O dia da Consciência Negra funciona para conscientizar não apenas as pessoas pretas, mas também as pessoas brancas’’.

Nusia Gomes, psicóloga do Mens Sana, destacou que o Dia da Consciência Negra é um momento para refletir sobre a luta da população contra o racismo e compreender que a desigualdade continua presente na nossa história. Ela ainda afirma que “esse dia representa um ato de resistência contra o racismo’’.