IV Festival de Esportes da Terra: Esporte, Saúde e Inclusão em Destaque

Entre os dias 26 e 29 de setembro, o IV Festival de Esportes da Terra reuniu mais de 400 participantes e com o tema “Esporte, Saúde e Inclusão”, o evento que aconteceu em Arcoverde, Pernambuco, reafirmou o compromisso da instituição em transformar vidas através do esporte. Essa atividade fez parte das comemorações dos 40 anos da Fundação Terra.

O festival contou com diversas modalidades, como judô, jiu-jitsu, atletismo, futsal, futebol de campo, tênis, corrida e ciclismo. Essas atividades oferecem a oportunidade de integração e desenvolvimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que encontram no esporte uma chance de realizar sonhos e superar desafios.

Ao longo de quatro décadas, a Fundação Terra acumulou importantes conquistas no cenário esportivo, com destaque para as competições de judô e jiu-jitsu, nas quais obteve reconhecimento regional, nacional e internacional.

Programação do IV Festival de Esportes da Terra

26 de Setembro - Abertura Oficial

O primeiro dia do festival contou com uma cerimônia de abertura, marcada pela animação da Banda Viver Mais, que envolveu os participantes na quadra poliesportiva. Uma das presenças mais inspiradoras do evento foi a do atleta paralímpico Joehsah Santos, recordista brasileiro de salto em altura, que compartilhou sua trajetória de superação e sucesso com o público.
Outro destaque foi a apresentação de ginástica rítmica do Centro Esportivo Bianca Fagundes, que encantou a todos com a performance. A programação do dia foi encerrada com os jogos de futsal, dando início às competições esportivas do festival.
27 de Setembro - Atletismo e Tênis

No segundo dia, as atividades começaram cedo com provas de atletismo realizadas na escola da Fundação Terra, localizada na Malhada. No período da tarde, o esporte continuou com a modalidade de tênis, que aconteceu na sede da Fundação.
28 de Setembro - Judô, Jiu-Jítsu e Futebol de Campo

O terceiro dia do festival foi dedicado às artes marciais, com competições de judô e jiu-jitsu, modalidades nas quais a Fundação Terra já acumula vitórias importantes. Além disso, o futebol de campo trouxe ainda mais emoção ao dia.
29 de Setembro - Passeio Ciclístico e Corrida de Rua

Para encerrar o IV Festival de Esportes da Terra, foi realizado o primeiro passeio ciclístico e a primeira corrida de rua promovidos pela Fundação Terra. Essas atividades ocorreram em vias da cidade de Arcoverde, e todos os participantes receberam medalhas e troféus ao final das competições.

A celebração se estendeu com a apresentação da banda “É o Samba”, que trouxe música e animação para os participantes, finalizando o evento com um clima de confraternização e alegria.
O IV Festival de Esportes da Terra contou com o apoio do Ministério do Esporte e reforçou o papel fundamental do esporte na inclusão social, na promoção da saúde e na formação de futuros atletas. Mais do que uma competição, o evento foi uma verdadeira celebração da vida e das conquistas da Fundação Terra ao longo de seus 40 anos de história.

Abaixo, confira mais imagens do festival:
Acesse o link abaixo e veja como o esporte pode ser um poderoso agente de transformação: