Notícias - Fundação Terra

Fundação Terra avança na implantação do seu Programa de Integridade

Nesta sexta-feira (31), a Fundação Terra promoveu o treinamento do Programa de Integridade – Compliance, ministrado pela advogada Maria Fernanda Pires. A iniciativa marca um passo importante na consolidação da cultura de integridade, transparência e conformidade dentro da instituição.

O treinamento teve como objetivo fortalecer o compromisso da Fundação Terra com a ética e a responsabilidade institucional. A advogada destacou que o compliance é um instrumento essencial para o terceiro setor, pois promove a transparência, garante o cumprimento de leis e regulamentos, protege o patrimônio da organização e reforça a confiança de doadores, parceiros e beneficiários.

Durante os últimos oito meses, a advogada Maria Fernanda realizou um diagnóstico detalhado da instituição, aplicando questionários e entrevistas com lideranças e coordenadores, a fim de compreender a realidade e construir um Programa de Integridade alinhado à identidade e aos valores da Fundação Terra.

“Cada instituição tem sua própria realidade. Por isso, o Programa de Integridade precisa nascer do diálogo, do conhecimento e do compromisso de todos os envolvidos”, ressaltou a advogada.

Entre os temas abordados no encontro, estiveram a Lei Anticorrupção, o conceito de Integridade como valor humano e reputacional, importância da imagem institucional como principal ativo das organizações entre outros. Também foram discutidos os pilares do compliance — consciência, coerência e compromisso, reforçando que agir com integridade é manter a coerência entre o que se pensa e o que se faz.

“Na Fundação Terra, o compliance significa proteger o propósito coletivo. É garantir que todas as ações estejam em conformidade com a missão de servir dignidade e transformar vidas”, destacou Maria Fernanda.

Cada participante recebeu um conjunto de documentos que foram analisados e debatidos ao longo do dia, como o Código de Conduta Ética e Profissional, bem como, o Código de Ética da Fundação Terra. Além disso, ao final do treinamento, cada participante assinou um Termo de Ciência e Compromisso e o Termo de Anuência ao Programa de Integridade, confirmando sua participação e adesão aos princípios do Programa de Integridade.

Como próximo passo, a Fundação Terra se prepara para implantar um Canal de Denúncias, ferramenta essencial para garantir transparência, prevenir irregularidades e fortalecer a cultura de integridade dentro da instituição.

Abaixo, seguem alguns registros do treinamento:
2025-10-31 17:40