Curso de Modelista insere comunidade de Arcoverde na economia criativa

A chamada economia criativa já faz parte das iniciativas da Fundação Terra de formação profissional. No dia 14 de setembro, 24 mulheres e um homem foram formados no Curso de Modelista. Com 160 horas distribuídas em cerca de dois meses e meio de aulas, o curso oferecido em parceria com o SENAI capacita os profissionais a desenhar e produzir roupas, passando pelas etapas de desenho, modelagem e costura.

O curso visou inserir os moradores de Arcoverde e região na chamada economia criativa, ramo que envolve trabalhos exercidos a partir do capital intelectual. Atualmente, a economia criativa reúne 7,4 milhões de trabalhadores que respondem por 3,11% do PIB brasileiro. Até 2030, mais de um milhão de empregos serão criados no setor, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“É fundamental aproveitar essa tendência da economia criativa, inserir as pessoas nessas atividades econômicas e dotá-las de ferramentas para conseguir ter empregos ou os próprios negócios”, explica a coordenadora Christiane Casal.

As atividades do curso ocorreram de segunda a quinta-feira na sede da instituição, com aulas de quatro horas por dia, tanto pela manhã quanto à tarde. No total, 25 alunos participaram ativamente, tendo a oportunidade de adquirir habilidades inovadoras em modelagem e costura sob a orientação da professora Fabíola Raquel.

Culminância

A culminância desse programa de capacitação foi um desfile, onde cada aluno teve a oportunidade de exibir seu talento e criatividade por meio de suas criações. Isto é, cada aluno andou na passarela trajando a roupa que confeccionou com as técnicas aprendidas no curso. A comunidade da Fundação Terra compareceu para prestigiar o evento, demonstrando seu apoio a todos os alunos que participaram.

O desfile transcorreu na tarde do dia 14 em clima de felicidade e descontração. No dia, coincidentemente, uma equipe da TV Asa Branca estava na Fundação Terra e captou imagens do evento que serão exibidas em reportagem da emissora afiliada à Rede Globo.