Fundação Terra e UPE levam cuidados odontológicos a Umburanas

Dezenas de moradores de Umburanas, em Sertânia (PE), foram atendidas na primeira Odontoação, uma parceria da Fundação Terra com o campus de Arcoverde da Universidade de Pernambuco (UPE) para levar cuidados odontológicos à população carente do sertão pernambucano.

A ação aconteceu em 2 de setembro no posto de saúde do povoado. A unidade, gerida pela Fundação Terra desde 2008, conta com consultório odontológico e fornece gratuitamente atendimentos em saúde à população local em parceria com instituições de ensino.

O objetivo da Odontoação foi avaliar, tratar e prevenir lesões bucais em pacientes com dificuldades de acesso a cuidados odontológicos adequados. “O papel dos alunos foi fundamental para conscientizar a população sobre prevenção e, mais do que isso, realizar os tratamentos adequados”, explica Liege Santana Nogueira, coordenadora de Saúde da Fundação Terra.

Os estudantes da UPE realizaram exames odontológicos abrangentes, identificaram problemas bucais e ofereceram os tratamentos e orientação necessária. Para Liege, o papel dos universitários é fundamental na democratização do acesso à saude a populações carentes. “Os estudantes fizeram uma demonstração de amor que serve de exemplo para todos os profissionais de saúde.”