Notícias - Fundação Terra

Mens Sana faz caminhada em defesa das pessoas autistas

O CER IV – Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana, da Fundação Terra, promoveu, nesta quarta-feira, 9 de abril, a IV Caminhada pela Conscientização do Autismo. O evento mobilizou cerca de 100 pessoas, entre pacientes da unidade, responsáveis, profissionais de saúde e parceiros, todos unidos por uma causa comum: ampliar a visibilidade, combater o preconceito e promover a inclusão das pessoas autistas na sociedade.

A concentração teve início às 8h, na Estação da Cultura, no centro de Arcoverde (PE). Por volta das 8h30, os participantes seguiram em caminhada até a Praça Winston Siqueira, conhecida como Virgínia Guerra, em um trajeto simbólico pelo centro da cidade.

A iniciativa buscou não apenas mobilizar a população, mas também informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), contribuindo para uma sociedade mais acolhedora e empática.

“Atualmente, no Mens Sana, atendemos mais de 200 pacientes autistas de diversas faixas etárias. Essa caminhada representa a nossa luta por mais visibilidade para a causa autista, buscando reconhecimento e respeito aos direitos já adquiridos por essa comunidade”, destacou a Terapeuta Ocupacional Polyana Vasconcelos.

Entre os participantes, muitos familiares fizeram questão de reforçar o valor da ação. “Sou muito feliz por estar aqui neste momento com a Fundação Terra e meu filho, que é autista. Fazer parte dessa caminhada, para mim, é levar mais empatia e inclusão para a sociedade”, afirmou Michele Santiago, mãe de Valentin Santiago, paciente do Mens Sana.

A caminhada contou com o apoio e a presença da Secretaria Municipal de Saúde de Arcoverde, Secretaria de Turismo, Secretaria de Educação, Arcotrans, GSVA e outras instituições parceiras, que reforçaram o compromisso coletivo com a inclusão e o respeito à diversidade.

A seguir, alguns registros desse momento de união e conscientização: