Oficina no Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual promove estímulo visual para pacientes no Mens Sana

O Centro Especializado em Reabilitação Mens Sana realizou na última quarta-feira (13 de Dezembro) uma oficina para os pacientes do Mens Sana em celebração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual.

A atividade foi idealizada pela Equipe de Saúde do Setor Visual do centro e teve como foco a confecção de recursos para estimulação visual utilizando materiais de baixo custo.

A oficina contou com a participação de cerca de 50 pessoas que foram atendidas em 5 grupos. Crianças, adolescentes e adultos se envolveram ativamente na criação de estímulos visuais personalizados. A iniciativa buscou não apenas proporcionar um ambiente educativo e criativo, mas incentivar os pacientes a continuarem os estímulos visuais em casa, utilizando materiais facilmente encontrados no ambiente domiciliar.

O principal objetivo da oficina foi promover a continuidade dos estímulos visuais, respeitando as necessidades específicas de cada pessoa com deficiência visual. A abordagem adotada capacitou os pacientes a adaptarem os estímulos de acordo com as características individuais de cada um que participou dessa ação.

Charles Oliveira, psicólogo da equipe visual do Mens Sana, explica: “Quando a gente trata de reabilitação e sobre qualquer tipo de deficiência aqui no Mens Sana, a gente prima pela continuidade do tratamento do paciente em casa, porque eles são a extensão do nosso atendimento e a reabilitação visual não deixa de ser um exercício”.