Fundação Terra e CRC-PE movimentaram evento no Recife para debater a importância da transformação social

Reforçar a importância da conscientização dos profissionais contábeis sobre o seu papel diante da transformação social foi o objetivo maior do evento "Solidariedade, Contabilidade e Tecnologia: 3 pilares do desenvolvimento social", que foi realizado pela Fundação Terra em parceria com o CRC-PE, nesta última quinta-feira (11 de março), no Recife.

Na abertura do evento, o presidente do CRC-PE, Roberto Vieira, em sua fala, exaltou a importância dos profissionais de contabilidade. "Como contadores, temos o papel e o conhecimento fundamental nessa jornada para incentivar nossos clientes e a sociedade a contribuir com esse necessário e oportuno trabalho da Fundação Terra", enfatizou Vieira.

Em seguida, foi a vez da presidente da Fundação Terra, Ana Flávia Bretas, dar as boas-vindas aos presentes e também explicar a importância desse seminário. "Sabemos que este evento anual é de grande importância para os contadores e para o desenvolvimento da nossa sociedade. E neste 2024 ganha peso especial ao tratar dos temas da solidariedade, contabilidade e tecnologia, de forma unificada. Em princípio, podem parecer pautas completamente independentes entre si, mas quando conjugadas tornam-se potentes ferramentas de transformação e desenvolvimento social".

A presidente ainda enfatizou a necessidade dessa campanha de conscientização da sociedade quanto à importância da destinação de um percentual do Imposto de Renda para idosos, crianças e adolescentes. "A Fundação Terra conta com os bons resultados dessa campanha para a manutenção dos seus trabalhos de atendimento aos mais necessitados, através de programas e projetos que realiza há décadas, inegáveis em retornos sociais", explicou Ana Flávia Bretas.

Logo depois, teve início a programação do evento com as palestras sobre DIRF e Reclamatória Trabalhista com Manu de Paula, que é contadora, professora e palestrante contábil. Outro tema abordado foi a Destinação Social do IR proferida por Luiz Gonzaga Leite Júnior, auditor da Receita Federal do Brasil.

E para finalizar o seminário, Filipe Calegario, que é professor adjunto do Centro de Informática da UFPE, e Alessandra Lins, advogada, professora e mestranda do PPDG-UFPE, ministraram um painel sobre a "Inteligência Artificial" abordando suas oportunidades e desafios.

Ao término do evento, os estudantes de robótica da Fundação Terra expuseram um pouco de seus trabalhos para todos os presentes e também foi realizada uma apresentação cultural do grupo Raízes Artísticas da Terra sobre a história do Boi Brilhoso.

Abaixo, seguem alguns registros do evento: