Chá Literário para a terceira idade tem tarde memorável

Dona Berenice durante a tarde de leitura
O Lar dos Idosos da Fundação Terra (ILPI Domus Christi), em parceria com os membros do grupo Viver Mais, realizou no último sábado (28 de outubro) uma emocionante ação no alto do Cruzeiro, em Arcoverde (PE). Sob o pôr do sol da cidade que está entre as 10 do País que têm o melhor céu para observação, cerca de 50 idosos participaram do Chá Literário, evento que combinou cultura, música e momentos de espiritualidade.

A iniciativa teve início no final da tarde e contou com a participação ativa dos moradores do Lar dos Idosos, que se uniram aos membros do grupo Viver Mais para celebrar a leitura na terceira idade. Dentre as atividades realizadas, destacaram-se apresentações musicais, momentos de oração e uma inspiradora leitura de histórias.

Diva Lopez, uma das ilustres moradoras do Lar dos Idosos, encantou a todos com a narrativa da vida e obra da renomada escritora Cora Carolina. Aos 81 anos, Diva compartilhou a história com paixão para todos os idosos que participaram da atividade no final da tarde.

Maria da Assunção, supervisora Técnica do Domus Christi, ressaltou a importância da leitura na vida dos idosos. A prática, ela explica, vai além da aquisição de conhecimento: serve como ferramenta poderosa na prevenção de doenças, como demência e Alzheimer, proporcionando benefícios à saúde e à capacidade mental.

O Chá Literário nasceu da necessidade de conscientizar sobre a importância da leitura para os idosos, servindo como um alerta para a incidência de problemas cognitivos na terceira idade. Maria da Assunção enfatizou que a prática da leitura é fundamental em qualquer idade, sendo especialmente relevante para os idosos.

Atualmente, 25 pessoas são acolhidas no Domus Christi, onde têm acesso à saúde, alimentação de qualidade e programações artísticas e culturais.