Café Literário reúne idosos e estudantes para celebrar projeto

O Projeto Café Literário da Fundação Terra, iIdealizado por Maria de Assunção, supervisora Técnica do Lar dos Idosos da instituição, está completando 2 anos de muita poesia e literatura. Neste último sábado (25 de novembro), o Lar dos Idosos da Fundação Terra (ILPI Domus Christi) realizou um evento que marcou a troca de gerações e a união entre arte, cultura e literatura. A atividade ocorreu no sítio Malhada, localizado na zona rural da cidade, com a participação do Grupo Viver Mais e de estudantes.

A programação teve início na parte da manhã. Dentre as atividades realizadas, destacaram-se apresentações, roda de conversa, jogos e brincadeiras, proporcionando momentos de diversão e interação entre as gerações.

O evento contou com a presença dos estudantes da Escola Municipal Luís Paulino de Siqueira de São José do Egito (PE), cidade que é considerada o berço da poesia do sertão pernambucano. A interação entre os estudantes, os idosos da ILPI Domus Christi, os moradores do Campo-Sítio Malhada de Arcoverde e o Grupo Viver Mais foi evidente, gerando uma troca valiosa de experiências entre as diferentes gerações. Os estudantes realizaram apresentações de paródias, criando momentos de alegria e descontração.

Christiane Casal, coordenadora do setor Social da Fundação Terra, destacou a importância do projeto na vida dos idosos atendidos pela instituição. Ela explica: “O objetivo do evento vai além de levar conhecimento para os idosos, serve para promover a integração intergeracional que envolve momentos de troca, crescimento e aprendizagem.”

Após uma manhã repleta de dinâmicas e atividades, os idosos desfrutaram de um almoço musical. Na parte da tarde, deu-se início à abertura da exposição de artes "Olhares Coloridos", sob a coordenação do arte-educador Alex Pessoa e da Terapeuta Ocupacional Cris Damaso. Nela, os moradores do Lar dos Idosos apresentaram suas obras, resultado do trabalho desenvolvido na instituição. A mostra foi uma oportunidade para compartilhar talentos e expressões artísticas, podendo ser apreciada por todas as pessoas do evento.